Vou contar aqui uma história que acontece em uma série de sucesso na TV do EUA, a série Billions da SHOWTIME [ http://www.sho.com/sho/billions/home ], que mostra o que existe atualmente no EUA atuando contra as bases econômicas da sociedade norte-americana.
Essa ação está acontecendo contra os investidores na Bolsa de Valores, onde são negociadas as ações de empresas SA.
Para os atuais integrantes das entidades governamentais que fiscalizam o mercado tais investidores que tem sucesso na Bolsa são, de antemão, criminosos capitalistas que usam de meios ilícitos para enriquecer...
Na verdade existe um enorme ódio desses agentes governamentais contra os bem sucedidos e famosos, e ricos em geral - o ódio marxista contra o capitalismo.
Uma das vertentes dessa ação se faz com formandos nas áreas de humanas nas grandes universidades do EUA, dominadas por intelectuais de esquerda e/ou marxistas, ocupando importantes cargos públicos na área da justiça do EUA, em especial nas promotorias, eles são anticapitalistas, e se posicionam em uma luta de morte contra o "sistema", contra a democracia de livre mercado, que pare eles é o chavão marxista "capitalismo".
Eles partem para a luta contra os investidores com a intenção de prendê-los e com essa ação esperam fazer "um mundo melhor".
Vamos ver o enredo, uma sinopse mais abrangente, da série Billions:
Bobby "Axe" Axelrod é um carismático sobrevivente do 11/09 que dirige a Axe Capital, um fundo de hedge (fundo de investimento especializado em ações em Wall Street), Axelrod, que era pobre, ficou bilionário, ele possui "faro" e habilidades para investir e lucrar no mercado de ações.
Sua generosidade faz dele um membro querido da comunidade - ele paga a taxa de matrícula e alimentação em todo o ciclo escolar para os filhos dos seus antigos colegas de firma que morreram no 11/09 (o fundo era anteriormente localizado no World Trade Center).
Porém, o Securities & Exchange Commission (órgão do governo que fiscaliza o mercado de ações) pensa que Axelrod usa de atos ilegais para lucrar, apesar de não terem provas e não existirem indícios de que atos ilegais realmente aconteçam.
Axelrod é esperto e tem talento para entender situações de mercado e também as pessoas, ele usa essa sua habilidade, e seus atos não são ilegais.
A SEC entra em contato com Chuck Rhoades, um sujeito masoquista e cruel que é o chefe da Procuradoria Geral do Distrito Sul de Nova York para que ele processe a Axe.
Chuck é anti capitalista e quer "melhorar o mundo" destruindo os capitalistas, e para obter sucesso nesse seu "nobre ato" ele, como a maioria dos seus assistentes imediatos, são adeptos do "usar o mal para fazer o bem", essa ideologia consiste em usar de todos os meios possíveis, mesmo que sejam falsos, mesmo que danosos a inocentes, para conseguir provas e condenar suas vítimas, como por exemplo criar fatos artificiais para comprometer um inocente e assim obter contra ele uma acusação, que na verdade não lhes interessa, na verdade querem que o acusado, pressionado com a ameaça de prisão, forneça informações contra terceiros a quem eles querem realmente ferrar.
Axelrod, Chuck, e as esposas
Porém, Rhoades, apesar de adorar a ideia de prender Axelrod e destruir a Axe Capital, se recusa a processá-lo de imediato, quer esperar até que Axelrod cometa um erro, erro este que ele vai fazer de tudo para que aconteça, ele não está dispostos a sacrificar o seu recorde de 81 a 0 de vitórias (prisão dos réus) em acusações contra crimes financeiros.
"crime financeiro" neste caso pode ser o investidor usar "informações privilegiadas" para investir em ações, como por exemplo, uma empresa que tem ações na Bolsa, mas, o preço dessas ações se mantém estável porque a empresa não apresenta previsões de aumentar seus rendimentos, porém, essa empresa está prestes a aprovar a venda de uma mercadoria de valor para o mercado o que elevará o preço de suas ações, isso será divulgado em uma semana, porém, alguém de dentro da firma que sabe disso passa essa informação para um investidor e este compra ações da empresa, quando o lançamento for feito o preço das ações da empresa se elevam e o investidor lucra!
Isso é considerado ilegal, porém, quem acredita em tais informações privilegiadas pode ter problemas caso a informação não seja verdadeira (por exemplo o novo produto pode não existir, tudo pode ser uma mentira para prejudicar esse investidor), é um risco como tudo no mercado de ações.
Chuck e seu assistente direto, tramando contra a Ace Capital
O grande absurdo disso é que a própria promotoria usa de informações privilegiadas, como escutas de pessoas inocentes para manipular situações e incriminar pessoas, nem sempre culpadas, para serem usadas como delatores.
Axelrod, no mesmo dia do 11/09, previu o movimento do mercado de ações em função do ocorrido e executou movimentos que lhe deram 750 milhões de dólares de lucro, essa sua ação não conteve nada de ilegal, mas, depois dos fatos conhecidos, pode ser interpretada como uma ação imoral, ou seja, usou dessa desgraça para ganhar milhões, entretanto, Axelrod nunca escondeu o que tinha feito, todos que acompanham o mercado sabem disso, mas, o grande público não, e isso vai ser usado por Chuck para causar problemas para Axelrod, o Procurador Geral divulga incógnito essa história e os "manifestantes" ocupam as portas da empresa de Axelrod para protestar durante semanas.
Porém, existe um fato decisivo nessa história!
A esposa de Chuck, Wandy, uma talentosa psiquiatra, trabalha na Axe Capital, a empresa de Axelrod, e está em contato diário com ele, ela trabalha com os funcionários da empresa resolvendo problemas psicológicos deles com sucesso, e esse trabalho dela é muito importante para o sucesso deles no mercado e para o sucesso da Axe Capital, Axelrod gosta do trabalho dela e não quer perdê-la, ele paga a ela altos salários, muito maiores do que o marido dela ganha, essa situação cria em Chuck um grande ódio contra Axelrod e a coisa se torna pessoal.
O "nobre" procurador, munido da sua "ética" para "fazer o bem" fuçou no notebook da esposa para ver as anotações feitas por ela nas seções psiquiátricas na Axe, e de posse dessa informação ilegal, passou para um procurador de outro distrito processar Axelrod.
Sabemos que trata-se de uma ficção, mas, sabemos também que as agências do governo do EUA praticam secretamente escutas de cidadãos comuns norte-americanos em nome "do bem".
A história da série acontece nesse cenário, um cenário em que os os funcionários da área da justiça de Nova York, promotores públicos, são inimigos mortais dos investidores de Wall Street, são possuídos de um preconceito - todos que enriquecem atuando em Wall Street são culpados - e se voltam contra a base do progresso econômico e da democracia liberal do EUA.
A tragédia resultante dessa ação é que essa gente não tem nada bom para colocar no lugar da democracia representativa de livre mercado a não ser a ditadura socialista que no século XX levou dezenas de nações a ditadura, a milhões de assassinatos, e a falência econômica.
Sem comentários:
Enviar um comentário