terça-feira, 4 de novembro de 2014

Os calabreses, os sicilianos, os napolitanos, são italianos, mas, as suas origens étnicas estão na Grécia, na Magna Grécia

Sempre notei que existem sensíveis diferenças físicas entre os povos das diversas regiões da Itália, em especial existe grande diferença física entre os habitantes do sul da Itália, Nápoles, Calábria, Sicília, e os habitantes de Roma e Milão.

O nariz do pessoal do sul da Itália é uma parte do corpo que se destaca, é um nariz grande com uma sensível protuberância no meio, é um nariz de italianos bem conhecido no Brasil.
Os ombros largos, pernas grandes, e a estatura em geral acima da média dos italianos do sul também são características marcantes.

 siciliano

Essas diferenças físicas existem porque a primeira civilização efetiva que existiu no sul da Itália foi grega, o típico nariz dos calabreses é grego, diversos povos helenos se estabeleceram lá, criaram cidades e coexistiram ali por 500 anos, até a expansão romana e consequente domínio dos romanos na região, mas, apesar da dominação romana, o povo já estava formado, e se parecia muito mais com os gregos do que com os romanos.

Essa região de colonização grega era chamada por eles por Magna Grécia.

Colonização grega no Mediterrâneo

Magna grécia
 
Vamos destacar algumas coisas sobre a Magna Grécia

Magna Grécia, em grego "Megale Hellas", foi o nome dado pelos gregos a região do sul da Itália e Sicília onde eles fundaram diversas cidades a partir do século VIII a.C.

Para lá foram gregos de diversas regiões.

A primeira cidade fundada por gregos eubeanos foi Neápolis, a atual Nápoles.

Templo de Hera em Campânia/Itália

Na Sicília calcidenses fundaram Leontinos, Catânia, Zande (Messina), Milazzo e Hímera, coríntios fundaram Siracusa que se tornou um grande centro comercial, megarianos estabeleceram Mégara Hibléia, Selinus e Heracléia Mínoa, gregos de Rodes e de Creta fundaram Àxragas e Gela, que se tornou a principal cidade da Sicília. 

Os aqueus se estabeleceram no sul da Itália e fundaram Síbaris, uma cidade que ficou famosa pelos prazeres que oferecia.
Os aqueus também fundaram Clampétia, Scidros e Poseidônia. 

Aquiles era aqueu

Crotona, também edificada por aqueus, rivalizou com Sibalis, em Crotona ficavam os melhores médicos da Grécia.

Dórios da Lacônia se instalaram em Tarento, Calípolis, Hydrous e Heracléia.

 


Esparta era a principal cidade dória
Leônidas o rei de Esparta foi seu grande herói na guerra contra Xerxes


Lócrios fizeram uma colônia na Lócrida e dominaram os portos de Medma e Hipponion (Vibo Valentia atual). 

Ájax, herói grego na Guerra de Troia, era lócrio.

Ájax carregando o corpo de Aquiles

Cidades gregas na Magna Grécia por região

 

Calábria
Régio da Calábria, Locros, Crotone, Síbaris, Caulo, Escolácio, Medma, Hipponion.

Campânia
Ísquia, Cumas, Nápoles (Neápolis), Posidónia, Novi Velia (Eleia).

Lucânia
Metaponto, Nova Siri, Heraclea, Pisticci.

Apúlia
Taranto e Gallipoli.

Sicília
Giardini-Naxos, Zancle, Siracusa, Agrigento, Gela, Catânia, Lentini, Mégara Hibleia, Camarina, Milazzo, Acrai, Hímera, Selinunte, Casmene, Heraclea Minoa, Lípara.

Templo grego em Agrigento, Sicília

As colônias gregas na Itália se tornaram importantes porque se transformaram em uma região de grande produção de cereais, óleos, lãs e vinhos, dentre outros produtos agrícolas.

A Magna Grécia se tornou um centro filosófico, lá se estabeleceram Pitágoras, nascido na ilha grega de Samos, inicialmente na cidade de Crotona e depois em Metaponto.

Pitágoras

Metaponto, ruínas

E os  eleáticos, que floresceram na cidade de Eleia, destes os mais conhecidos foram Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso. 







Parmenides 


Protágoras era trácio, mas, foi para a Sicília
"O homem é a medida de todas as coisas."

É importante notar que tais filósofos foram os primeiros filósofos gregos, só bem depois é que foram aparecer Sócrates, Platão e Aristóteles, Epicuro e outros.

A filosofia da sociedade ocidental iniciou-se ali, na Magna Grécia.




9 comentários:

  1. BEM QUE EU SUSPEITAVA.
    TODO ITALIANO SULISTA É DIFERENTE DOS ITALINOS DO CENTRO, BEM COMO DO NORTE DA ITALIA. EU SOU UMA BELA MISTURA DESTES POVOS...

    ResponderEliminar
  2. GISELE FRANZIN GOMES.
    BEM QUE EU SUSPEITAVA.
    TODO ITALIANO SULISTA É DIFERENTE DOS ITALINOS DO CENTRO, BEM COMO DO NORTE DA ITALIA. EU SOU UMA BELA MISTURA DESTES POVOS.

    ResponderEliminar
  3. Amo o lado da calabria do meu avo e do lado de Veneza de minha vozinha

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderEliminar
  5. O sul da Itália tem que ser independente ou região autónoma.

    ResponderEliminar
  6. Errado. O sul da Itália e da península Iberica eram colônias fenícias. O nariz italiana tem origem semita tanto no sul que eram fenícios como no norte os etruscos eram semitas. A mistura do latino com etruscos produziu o romano. As colônias fenícias no sul da Itália for conquistadas pelos gregos após IVaC, passando a chamar magna Grécia e depois passou a ser parte do império romano. No norte o italiano mais alto e loiro tem origem na migração dos germânicos.

    ResponderEliminar