quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Lixeiros, policiais, mototáxi, professores, etc, são de suma importância para a sociedade, eles mantém a sociedade funcionando, porém, eles não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas diferenciadas como Cristovão Colombo, Santos Dumont, o inventores do computador, das vacinas, do Facebook, do Whatsapp, Pelé, Garrincha, os Beatles, são estes seres humanos diferenciados que mudam o mundo.



Marxistas pensam que é "o sistema" que faz acontecer... Não, não é o sistema que faz acontecer, o que faz acontecer é a ação humana, o talento e o trabalho de pessoas e nações.


O sistema liberal, o Liberalismo que foi implantado na Inglaterra a partir de 1707 e no EUA a partir de 1776, conhecido por marxistas por "capitalismo', apenas não atrapalha a ação humana das pessoas na atividade econômica como outros sistemas totalitários atrapalham.

Esta é a grande virtude do Liberalismo, não atrapalhar a atividade econômica das pessoas.

O Liberalismo, na sua parte econômica, é um ciclo: capital - investimento - fábricas produzem mercadorias -o mercado vende essas mercadorias para as pessoas usarem - retorno ao investidores, lucro, e o ciclo de produção de riquezas se sucede.
O mérito do Liberalismo, na sua parte política, é não atrabalhar o fundamento desse ciclo econômico



Não é "o sistema" como se fosse uma fada madrinha, um mágico, um deus, que faz mudar a vida de uma nação - é o povo dessa nação que tem ou não tem capacidade para mudar a sua condição. O sistema liberal apenas não atrapalha essa ação humana.


O sucesso e a riqueza de gente como Bill Gates, os donos do Facebook, do Whatsapp, do Google, o Neymar, o Silvio Santos, é devido ao talento diferenciado deles e não por obra do "sistema'. A pobreza das nações e das pessoas também depende da ação humana de cada um, quem esperar que "o sistema", ou o governo, o tire da pobreza vai permanecer nela para sempre.

Quanto a "transformar o mundo".


Todos os trabalhadores são importantes para a sociedade, não existe a menor dúvida quanto a isso, desde o mais simples trabalho como o de um pintor de paredes até o mais complexo trabalho como o de um médico.

Os liveiros são de suma importância para a sociedade,
porém, os lixeiros não mudam o mundo, 
eles apenas mantém o mundo funcionando


Os lixeiros são de suma importância para a sociedade, mas, é fácil achar pessoas para trabalharem como lixeiros, ou como mototáxi, ou como professores, e o mais importante, tais profissionais são importantes para a sociedade mas eles - não mudam o mundo, eles apenas mantém o mundo funcionando.


Cristovão Colombo
este sim, transformou o mundo!  


Porém, Bill Gates mudou o mundo com o seu Windows, os donos do Facebook e do WhatsApp estão mudando o mundo, Cristovão Colombo mudou o mundo quando descobriu a América, Santos Dumont mudou o mundo com a invenção do avião, e por ai vai, e Pelé e Garrincha também mudaram o mundo com seu talento, antes deles o futebol era de um jeito, depois deles os adversários a seleção brasileira por todo o mundo mudaram o jeito de jogar para poder enfrentar o talento deles.

Garrincha e Pelé
Estes dois craques do futebol mudaram o mundo

E a única coisa que fez o mundo notar e aplaudir tais pessoas que mudam o mundo foi o talento e a capacidade de trabalho que elas possuem, a ação humana destas pessoas, e nada mais.





Sem comentários:

Enviar um comentário