segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Entrevista de Freud dada em 1926 a George Sylvester Viereck e a equivocada interpretação do que Freud disse nela



É muito comum na língua portuguesa e em especial em escritos na midia brasileira a menção a uma pergunta feita a Freud nessa entrevista:

"Questionado se não se preocupava com que aconteceria depois da sua morte, Freud respondeu: "

"Estou tão preocupado com isso quanto com o destino do botão do meu casaco".

Ou ainda podem dizer que Freud disse:

"Estou mais interessado neste botão do que possa me acontecer depois que estiver morto".

Para o bem da filosofia e mais ainda para o bem da memória de Freud, que nunca tratou assuntos sérios com deboche, acho importante esclarecer o assunto.

Existem duas imprecisões nestas opiniões:


1. a pergunta não se referia ao que iria acontecer com Freud (alma ou espírito) depois da morte, mas, sim, com a sua herança intelectual, com o seu nome.

2. Freud não se referiu ao botão do seu casaco.... isso seria deboche com assunto sério e Freud jamais trataria o assunto com deboche, a entrevista se deu em uma casa e Freud e o entrevistador caminhavam por um jardim, Freud se referiu a um botão de flor do jardim, a vida contida nele, e não ao botão de seu casaco!

 Casa de Freud em Londres (a entrevista não foi nessa casa),
Freud gostava de flores.


Vejamos o trecho da entrevista com a pergunta e a resposta de Freud, o entrevistador faz também uma observação de como era o local da entrevista:

"George Sylvester Viereck: Não significa nada o fato de que o seu nome vai viver?

Freud: Absolutamente nada, mesmo que ele viva, o que não é certo. Estou bem mais preocupado com o destino de meus filhos. Espero que suas vidas não venham a ser difíceis. Não posso ajudá-los muito. A guerra praticamente liqüidou com minhas posses, o que havia poupado durante a vida. Mas posso me dar por satisfeito. O trabalho é minha fortuna.
(Estávamos subindo e descendo uma pequena trilha no jardim da casa. Freud acariciou ternamente um arbusto que florescia).
Estou muito mais interessado neste botão de flor do que no que possa acontecer depois que estiver morto."






Sem comentários:

Enviar um comentário