quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Os republicanos espanhóis despacharam para Moscou em 1937 todo o tesouro da Espanha.




Em 1931 socialistas e anarquistas ganharam a eleição na Espanha.

Eles fundaram a Segunda República espanhola.

Os socialistas espanhóis a partir de 1934 receberam ajuda de Stalin que enviou para a Espanha armas e agentes soviéticos.

Homenagem dos republicanos de Barcelona a Stalin

A partir dai foi iniciado na Espanha ações revolucionárias para implantar o socialismo na Espanha, as igrejas passaram a ser atacadas e queimadas, fazendas e indústrias foram confiscadas, em suma, foi criado o clima revolucionário socialista na Espanha.
Os socialistas assumiram o poder através de eleições, mas, se puseram a mudar o sistema para socialismo.

Em 1936 a situação chegou a uma violência enorme e forças nacionalistas espanholas se levantaram contra os republicanos socialistas e anarquistas - era o início da sangrenta Guerra Civil Espanhola.

A guerra civil durou até 1939 e terminou com a derrota dos republicanos, socialistas e anarquistas, e com a vitória das forças nacionalistas do general Franco.

Entretanto, durante a guerra, em 1937, aconteceu um episódio inusitado!

Os socialistas, que eram o governo da Espanha e tinham o controle do Banco da Espanha, temendo que as forças nacionalistas de Franco se apossassem dos tesouras da Espanha, enviaram todas as riquezas e tesouros da Espanha para a Rússia de Stalin !
Nesse ano os republicanos nomearam um ministro da fazenda o Dr. Juan Negrin que de início cometeu um erro inacreditável que dai para a frente transformou a Espanha de um país rico em um país pobre!

Temendo que os lingotes de ouro e tesouros acumulados por séculos pelo Império Espanhol caíssem nas mãos dos nacionalistas ele decidiu enviar os tesouros da Espanha para a Rússia!
Stalin receveu a ideia com imenso prazer.

O espião soviético Alexander Orlov relatou em um livro (The Secret History of Stalin's Crimes) esse episódio em detalhes.

O envio dos tesouros da Espanha para a Rússia foi determinado por decreto assinado pelo presidente da Espanha Manuel Azaña e pelo Ministro da Fazenda Juan Negrí.
O ouro foi transferido do Banco de Espanha e estava escondido em Cartagena em guarnições da marinha, continha mais de 10.000 caixas, ao todo eram mais de 650 mil quilos de ouro e prata!
Para transportar essa riqueza Stalin enviou quatro navios cargueiros russos, a mercadoria toda foi levada para o porto russo de Odessa e de lá para Moscou.

Stalin jamais devolveu a Espanha os tesouros, disse que foram em pagamento da ajuda militar dada aos socialistas espanhóis.

Essa foi mais uma prova dentre muitas que a ideologia deixa os seres humanos cegos e tolos.

Fontes para consulta:














Sem comentários:

Enviar um comentário