Na atualidade existem milhões de humanos possuídos de um delírio infantil na busca da pureza, da paz, usando como ferramenta ou a religião ou política, enorme tolice para um ser humano, que como lembrou Pondé em seu artigo, nasceu em meio a fezes, urina e enorme dor, e que deveria não ser tão estúpido em almejar pureza.
Vivemos m mundo sofrido e em transe e o tornamos ainda pior com as nossas "lutas" ideológicas em busca de perfeição, igualdade, pureza, mesmo com a realidade a todo instante nos esfregando na cara a resposta - não existe.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2016/06/1778564-o-elemento-imundo-da-vida.shtml
Partes do texto do filósofo:
"Nunca entendi a busca de pureza nas pessoas.
..........
Como dizia santo Agostinho, nascemos em meio a fezes e urina, causando uma dor física enorme numa mulher, quase a matando, imersos na mais pura dependência e incapacidade de sobreviver por anos.
............
E, então, as pessoas se põem a procurar por um estado de espírito em que tudo, por um passe de mágica, torne-se belo, bom e verdadeiro.
..........
O documentário "Espaço Além "" Marina Abramovic
........
A autora diz que o motivo de sua dor (emocional, não física) foi o fato de seu marido tê-la trocado por outra mulher e de sua mãe ter sido uma maníaca por limpeza contra o risco de contaminação com vírus.
Ou seja, duas causas prosaicas e cotidianas. A traição amorosa e uma mãe meio louca. Uma das duas, todo mundo sempre sofre.
..........
Mas, o que me chamou especialmente a atenção é o texto final narrado, quando a autora mostra sua exposição em São Paulo, no Sesc Pompeia, e os rostos das pessoas buscando a "pureza". Rostos de todas as cores e gestos, todos irmanados no amor e na diferença harmônica e não conflituosa.
Acho isso um delírio infantil,
..........
Alguns buscam a pureza na espiritualidade, outros na política (acho esse caso ainda mais risível), mas nunca encontrarão.
A pureza é como um desses fantasmas que parecem anjos, mas que na verdade não passam de um medo avassalador no meio da noite escura da alma."
Hoje no Rio de Janeiro uma ONG de nome "Rio de Paz" fez um protesto onde colocou fotos na praia de Copacabana, reproduzo a seguir uma delas:
A mim esse suplício é uma fuga da realidade, covardia diante da dura realidade da vida e jamais irá ter sucesso mesmo que consigam tornar milhões de seres humanos do mundo iguais a ela.
Os cristãos suplicaram dessa forma por 2 mil anos sem sucesso.
A vida precisa ser encarada com coragem e não com súplicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário