No Grupo "Filosofia e filósofos" do Facebook foi
colocada a seguinte questão:
"Schopenhauer não
concordava com Kant porque esse afirmava a impossibilidade da consciência alcançar
a realidade não fenomênica,o que Kant denominava, a coisa-em-si. E você concorda com quem? ou não concorda com
nenhum dos dois? Você acha que a consciência pode ir além da
realidade fenomênica?"
A respeito desse assunto dei minha opinião da seguinte forma:
Para mim é sempre difícil discordar de Schopenhauer!
Com respeito a Kant... apenas acho uma filosofia teórica ao extremo e
irrelevante na prática.
A filosofia de Kant, na minha opinião, é uma continuação da
filosofia grega idealista em busca da "verdade' ou do "ser", uma
coisa um tanto insólita pois nem mesmo definiram o que seriam tais coisas.
Parmênides e Zenão defendiam que um martelo, uma placa e um
prego em cima de uma mesa não eram 3 coisas. mas sim, uma.
Sócrates argumentou contra isso pedindo a eles para saírem
da teoria e provarem no mundo físico que isso era verdade.
A nossa consciência, a consciência de cada um de nós, também
é uma "coisa em si", pois, afinal, somos também uma coisa entre
outras coisas.
A "coisa em si" "Kant", é igual a
"coisa em si" "Schopenhauer", que é igual "a
mim", que também sou uma "coisa em si" como eles.
Então, não existem segredos para a consciência sobre o que é
a "coisa em si" ... ela é uma coisa em si, mas, claro, entrar dentro da
"coisa em si" do outro é querer demais.
Então, não existe a diferenciação "fenômeno" e
"coisa em si'... uma pedra é igual a outra pedra, ambas se reconhecem, e quando
vemos uma pedra, é uma pedra que vemos e não existe "algo mais" na
pedra.
Alguém daria um chute em uma pedra
supondo que ela não seja uma pedra?
O
mundo é da forma que o vemos, ou melhor, existam coisas que não vemos (um
eletron, uma bactéria), mas, o que vemos é realmente da forma que vemos, uma
pimenta queima a boca, o açúcar é doce e Silvio Santos é um apresentador que
identificamos se colocado entre outros, todos são "coisas em si" que
nossa consciência conhece, supor que SS não seja SS, e contenha algo mais
"desconhecido" ao qual a nossa consciência não tem acesso, é refutado
com a mesma argumentação de Sócrates a Zenão.
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