As expressões corporais nos dão uma informação a respeito da emoção que uma pessoa está sentindo.
As expressões corporais são instintivamente interpretadas em um grau limitado, mas o assunto é complexo.
É complexo porque o corpo humano pode ser capaz de produzir 700.000 movimentos diferentes.
Tal como aconteceu com outras ciências do comportamento, o estudo da linguagem corporal beneficiou o desenvolvimento da tecnologia de imagens cerebrais na última parte do século 20.
Está acelerada a investigação e compreensão das conexões entre o cérebro, os sentimentos, pensamentos e os posicionamentos do corpo.
Muitos dos estudos ainda estão baseados em dados empíricos e ainda não foram inteiramente estudados cientificamente..
A linguagem corporal também depende das situações e locais onde é feita, uma expressão corporal em uma determinada situação pode não significar o mesmo em outro.
Por exemplo:
Alguém esfregar os olhos pode ter uma irritação, em vez de estar cansado - ou descrente, ou chateado.
Alguém com os braços cruzados pode ser para se esquentar em vez de ser defensivo.
Alguém coçar o nariz pode realmente ser uma coceira em vez de esconder uma mentira.
Temos que ter provas suficientes
Em muitos casos uma expressão única não é suficiente para avaliação.
Como em qualquer sistema de provas um conjunto de expressões fornecem indicação muito mais confiável do significado do que uma ou duas.
Devemos procurar por combinações de sinais que possam fornecer uma conclusão geral, tais sinais podem acontecer suimultaneamente em uma mesma situação, devemos observar a todos para entender melhor o que o corpo da pessoa nos está dizendo.
MENTIRA
As faces da mentira...Indicadores da mentira
- As nossas expressões são comandadas pelo sistema nervoso autônomo, sendo assim, a resposta existe sem o nosso controle, devido a isso a mentira sempre deixa rastros.
- Todos os pesquisadores que investigam os vários tipos de toque no rosto concordam que ele está relacionado a sentimentos negativos.
- O gesto de cobrir a boca com a mão ao mentir é comum em crianças, mas também pode ser visto em adultos.
- O ato de mentir aumenta a sensibilidade nasal e isso pode resultar num toque no nariz.
- Cobrir os olhos com as mãos nos impede de ver o que não queremos ver ou aquilo em que não acreditamos e é a origem do gesto de esfregar o olho.
- Puxar ou massagear o ouvido e coçar a lateral do pescoço sinalizam que a pessoa está indecisa ou cética a respeito do que está sendo dito.
- Quando questionados:
Crianças - põem a mão na boca quando mentem.
Adolescentes - já sabem disso e tentam evitar, vão levar a mão na boca mas desviam para o cabelo ou para a orelha, o que dá na mesma.
- Quando uma pessoa está mentindo não existe sincronismo entre as palavras e os gestos, a pessoa que mente tem dificuldade em fazer gestos para enfatizar o que está dizendo.
Clinton perdeu o sincronismo de movimentos quando falou ao povo americano que não tinha tido relação sexual com sua estagiária.
- Quando uma resposta for mentira ela demora mais a ser formulada, a pessoa que mente não consegue responder instantaneamente.
- Quando mudamos de assunto o corpo do mentiroso fica mais relaxado pois ficou livre do estresse.
- Em relação a história contada o mentiroso sempre deixa de mencionar aspectos negativos.
- A voz do mentiroso tende a falhar e a ficar mais alta.
- Se pedirmos para uma pessoa descrever os eventos que participou no dia, desde a manhã até a noite, se ela estiver mentindo será difícil ela refazer essa descrição de trás para a frente. O motivo é porque não existe uma memória real.
- Se um sorrizinho é mentiroso a pessoa não pisca, quando é verdadeiro a pessoa pisca suavemente.
- Se a pessoa afirma veementemente alguma coisa, mas, ao mesmo tempo recua o corpo para trás e cruza os braços, retrocesso, ela está mentindo ou não acredita no que está afirmando. Nixon fez isso ao afirmar em discurso na TV que não tinha feito nada.
- O beiço para fora apertando os lábios e indicação de mentira em uma narrativa que envolve emoção.
- Quando as emoções não são representadas simetricamente no rosto a pessoa está tentando esconder as emoções.
-Uma pessoa inocente admite que teve uma discussão com uma vitima.
- Quando a pessoa mente seus gestos mudam: aumentam as piscadas, a mão tende a tocar o rosto (boca, nariz, orelha, cabelos), a voz simula uma tosse e fica embargada.
- Se uma pessoa fala em um ritmo rápido e murmura muito ou não é clara sobre o que está dizendo, ela pode estar nervosa, mentindo, tentando ganhar tempo ou deixando de dizer a verdade plena (sendo vaga).
- Observe o rosto - ele geralmente emite uma contração muscular involuntária rápida e, às vezes, subconsciente quando acontece alguma coisa que irrita, excita ou diverte.
- Quando uma pessoa diz, até mesmo de forma emocionada, chorando, que "sim", mas, ao mesmo tempo balança a cabeça para os lados (sinal de negação) - ela está mentindo.
- E se em seguida lança um olhar furioso "para o nada", é provável que a pessoa, ou está sendo obrigada a mentir, ou mente por ódio e a mentira faz parte de uma trama.
- Posto a prova o mentiroso pode ao mesmo tempo que renova a mentira encurvar o dorso (o ombro) para frente).
- Engolir em seco é indicação de grande emoção interna.
- Engolir seco também pode vir antes de uma mentira com forte conteúdo emocional interno.
- Uma indicação de vergonha (ao mentir) é abaixar um pouco a cabeça e levar uma das mãos na testa tocando-a com as pontas dos dedo
- Existem pessoas que quando falam acompanham tudo com as mãos, praticamente falam com as mãos tudo que falam com a boca, isso quando estão falando a verdade, tais pessoas são chamadas de ilustradores, quando estas pessoas estão mentindo elas deixam de ser ilustradores e passam a ser manipuladores, passam a manusear as coisas que tem no corpo como relógio, pulseira ou brincos, podem também morder os lábios ou se coçar.
- Uma leve levantada no ombro é indicação clara de que acabou de dizer uma mentira.
- Mastigando o interior da bochecha pode ser um sinal de esconder nervosismo e pode indicar mentira.
- Sorrir apenas com os lábios muitas vezes é só mentira, o sorriso quer transmitir prazer ou aprovação, mas está realmente sentindo outra coisa.
- Lábios franzidos são uma indicação de mentira ou que está escondendo algo, ou pode ser que vai parar de dizer a verdade.
- Olhos que se deslocam de um lado para outro, pode indicar inconstância e mentira, como se a pessoa estivesse à procura de uma rota de fuga no caso de serem descobertos.
- Mentirosos, às vezes, sabendo que o contato visual baixo é um sinal de mentira, vão prolongar o olhar para você. Muitas vezes isso é feito sem pestanejar. Eles podem sorrir com a boca, mas não com os olhos, com os olhos é mais difícil.
- Piscar é um processo natural puro pelo qual as pálpebras limpam os olhos. Taxa de intermitência tende a aumentar quando as pessoas estão pensando mais ou estão se sentindo estressados. Isso pode ser uma indicação de mentira pois o mentiroso tem que ficar pensando sobre o que estão dizendo. Percebendo isso, ele também pode forçar os olhos a ficarem abertos.
- As mãos cobrindo a boca ao falar pode ser um indicador de mentira, embora também possa simplesmente indicar incerteza.
- Mentirosos podem esconder suas mãos com medo de que elas possam indicar a mentira.
- Dar de ombros pode estar associado com mentira, a pessoa dá de ombros ao invés de falar com medo de que suas palavras possam trai-la.
- Mover os pés é também um indicador comum de mentira, particularmente se a pessoa está sentada e os seus pés estão escondidos debaixo de uma mesa. Uma forma de descobrir se os pés estão se movendo por baixo da mesa é observar se a parte superior do corpo, incluindo as roupas, estão vibrando ou se movendo um pouco.
Ficou célebre uma entrevista do ciclista norte-americano Lance Armstrong onde ele nega que tenha feito doping em suas corridas, porém as suas expressões corporais o traíram por toda a entrevista!
Sem comentários:
Enviar um comentário